10 formas de persuasão para alavancar suas vendas agora mesmo!

10 formas de persuasão para alavancar suas vendas agora mesmo!

Obviamente você já tomou alguma decisão na sua vida. Na verdade, elas estão presentes constantemente em nosso dia a dia: qual roupa vestir, o que comer, que horas sair de casa, quais tarefas fazer durante o dia e até se você vai ler esse post inteiro (com certeza sim!).

Todas essas decisões são baseadas e tomadas de acordo com inúmeros fatores internos e externos relacionados ao humor, bagagem, cultura e vários outros fatores do ser humano.

Isso no mundo dos negócios não é diferente. Entender se o seu cliente prefere comprar o produto A no lugar do B faz toda a diferença e está completamente relacionado a tomada de decisão.

Mas agora, como utilizar uma estratégia de persuasão para você vender mais e atrair mais clientes? Isso é possível? 

Pode parecer loucura, mas hoje vamos te mostrar gatilhos mentais poderosos para você utilizar em qualquer área da vida, principalmente para suas vendas alavancarem.

 

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro que influenciam uma tomada de decisão. Saber utilizá-los é uma forma de persuasão criada pelo marketing para atrair mais clientes.

Todas as nossas decisões são tomadas primeiramente pelo inconsciente do nosso cérebro. É como se ele filtrasse quais decisões realmente precisam de uma atenção especial e as demais ele realiza o que já foi “educado” a fazer.

Uma pesquisa realizada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), aponta que o ato do cérebro humano “escolher” está dividido em três partes:

1-  Primeiro, o seu cérebro é quem decide o que você vai fazer;

2-  Depois, a decisão surge na sua consciência e isso é que desperta a sensação de que você está agindo de forma racional;

3-  Por fim, você age de acordo com a decisão que tomou.

Antes de continuar e te apresentar quais são os tipos de gatilhos mentais, vale lembrar da ética! Não utilize gatilhos mentais que não condizem com o seu modelo de negócio! Afinal, propaganda enganosa leva a sua empresa ladeira abaixo…

 

Os gatilhos mentais mais utilizados

Agora é a hora que você para e pensa: como não me dei conta disso antes? Com certeza esses gatilhos não são estranhos para você. O que acontece apenas é que ninguém nunca te contou isso antes!

As palavras, se bem utilizadas, são extremamente poderosas para você persuadir seu cliente a comprar o produto da sua empresa. 

Agora vamos lá!

 

Urgência

É agora ou nunca. O gatilho da urgência está relacionado ao tempo, por exemplo: começou uma promoção por tempo limitado da pizzaria que você mais gosta. Compre 3 pizzas pelo valor de uma. 

Você vai correr para aproveitar a promoção, afinal, ela ficará disponível por pouco tempo! Mesmo sem ser uma necessidade, você acredita que é, afinal, é uma coisa que tem prazo para acabar. 

Escassez

Sabe aquele relacionamento maravilhoso que do nada acaba e depois de um tempo você se dá conta da falta que a pessoa faz na sua vida? Infelizmente você só percebeu isso depois que a perdeu.

Esse é um exemplo da vida real do gatilho de escassez. Nos negócios, a lógica é a mesma. O cérebro humano costuma dar mais valor quando acha que vai perder determinado produto/serviço.

Quando você aplica as frases “vagas limitadas”, “bônus para os 3 primeiros que comprarem” ou “apenas 2 em estoque”, por exemplo, o seu público tende a tomar uma decisão mais rápido, pois ele tem medo de perder uma oportunidade que pode não ser mais disponível tão cedo!

Novidade

Você tem um celular de modelo C2, mas acabaram de lançar o modelo C2² muito mais bonito, atrativo, novo.

A novidade também é um forte gatilho mental por proporcionar ao cliente a curiosidade e vontade de ter algo que acabou de sair no mercado. No entanto, lá vem a ética novamente: para usar esse gatilho mental o seu produto precisa ser realmente novo e diferente do antigo, caso contrário, não vale!

Prova social

Eis um gatilho mental que você com toda certeza se identificará. Nós, seres humanos somos seres sociais que “imitam” inconscientemente ações dos outros. Sim, sim…é claro que isso não é regra, mas não deixa de ser verdade.

Nossas atitudes baseiam-se no que as outras pessoas esperam de nós! Além disso, precisamos muito do sentimento de pertencimento. 

Vamos a um exemplo prático: Você vai a uma padaria tomar um café da manhã. Na rua existem duas padarias: uma do lado da outra. A diferença entre elas é que uma está lotada e a outra vazia. Em qual você entra? Com certeza é na que está cheia, pois ela parece ser boa, afinal, tem muitos clientes! 

Para usar o gatilho mental da prova social no seu negócio, aposte em depoimentos de clientes, pesquisas de satisfação, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, engajamento nas redes sociais…enfim, tudo que dê sensação de identificação e pertencimento.

História

Uma outra oferta de produto/serviço irresistível é a história. Uma boa história é capaz de gerar conexão com o seu público, além de criar emoção e mexer com os nossos sentidos.

As pessoas adoram histórias e contá-las é a maneira mais antiga que as pessoas têm de se conectar umas com as outras. 

Utilizar a história para vender o seu produto ou serviço exige criatividade para que o leitor sinta-se cúmplice, e não apenas uma pessoa querendo comprar algo da sua marca.

Antecipação

Já ficou ansiosamente esperando a estréia de um filme que você viu o trailer e adorou? É assim que o gatilho de antecipação funciona.

Quando você mostrar o produto que irá lançar em breve, mostre todos os seus benefícios, funcionalidades e como ele pode ajudar o seu cliente.

Por isso é muito importante que você entenda as dores e desejos do seu público, assim você toca na raiz. E quando isso é feito da forma certa, mesmo se o cliente não precisar do seu produto, ele vai querer comprar.

O Porquê

Por que você faz o que faz na sua vida? Por que escolheu a profissão que exerce? O mundo é movido a perguntas. 

As pessoas gostam de ter razões para o que fazem. Por isso, quando você justifica algo, isso dá credibilidade  a sua empresa. A justificativa faz com que os clientes confiem no que você está falando.

Por exemplo: ao falar que o bônus que você está oferecendo vai durar só 5 dias, explique o porquê ele é escasso.

Isso faz com que a pessoa confie em você e entenda que não é apenas mais uma estratégia de vendas!

Reciprocidade

Quando você dá algum presente ou bônus a alguém, essa pessoa tende a retribuir. Ao entregar conteúdo de valor relacionado a sua empresa, como e books e manuais gratuitos você gera valor ao seu negócio.

E é aí que entra o gatilho mental da reciprocidade. E nos caso dos negócios, a retribuição que o cliente pode dar é comprar o seu produto ou assinar seu serviço.

Autoridade

Existem várias maneiras de você construir a autoridade da sua empresa. O fato de você ter uma audiência, é uma dessas formas. E autoridade significa confiança.

Outra forma é utilizando o gatilho mental da prova. Quando uma pessoa diz para amigos e familiares que o produto da sua empresa mudou algo em sua vida de forma positiva, você também está ganhando autoridade.

E outro jeito é publicar conteúdos relevantes para o seu público. Quando você ajuda alguém, resolve seu problema, ela te vê com outros olhos. 

Portanto, sempre que você tiver algo que atribua autoridade a sua empresa, coloque ela em sua mensagem. 

Referência

Quando você vai comprar um carro novo, você compra na primeira loja que vê pela frente ou busca referências de lojas com boa procedência? Definitivamente é preciso procurar bem, afinal, um carro precisa ser bom!

E se você já teve uma experiência ruim comprando em determinada loja, você voltará a comprar lá? Agora, seu amigo comprou em uma excelente loja que além de segura tem um ótimo preço.

As coisas funcionam assim! Por isso o gatilho mental da referência funciona muito bem, pois a maior parte das nossas decisões são tomadas com base em experiências anteriores!

Na sua estratégia, aposte em demonstrar os benefícios dos seus produtos, bem como seus diferenciais. 

 

E aí, deu para entender a importância dos gatilhos mentais para o seu negócio? Esses são os gatilhos mentais mais poderosos e mais utilizados pelas empresas! 

Quer colocá-los em prática no seu negócio? Conta com a gente 😉 Nós descomplicamos para você!

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