Como ser um bom gestor em tempos de mudanças digitais 

Como ser um bom gestor em tempos de mudanças digitais 

Investimento em pessoas, educação e tecnologia: entenda mais sobre o tripé do sucesso para formar bons líderes.

 

Que a tecnologia veio para ficar a gente já sabe! E não restam dúvidas de que esse cenário só tende a crescer.

Agora, a grande dor de cabeça dos gestores e líderes de empresas é lidar com profissionais (ou eles próprios) resistentes a essa tecnologia. Os desafios estão também na implantação e incorporação dessas mudanças no dia a dia da empresa, seja por desconhecimento, insegurança ou algum outro fator que impeça a evolução. 

No entanto, não tem como fugir: é preciso sim se reinventar e apostar na tecnologia e presença digital! Isso é fundamental nos dias de hoje para sua empresa não sair perdendo.

Uma informação interessante que nos faz refletir é que até 2030, estima-se que 85% dos trabalhos sejam trabalhos que ainda nem existem hoje. Os dados são do estudo Projetando 2030: uma visão dividida do futuro da Dell Technologies realizado pelo Institute For The Future.

Portanto, nada melhor do que já começar a pensar no futuro! Um bom gestor em época de mudanças digitais precisa acompanhar as transformações para engajar todo o time.

Hoje vamos te falar um pouquinho mais sobre todas essas transformações e a importância de cada uma delas para o momento que estamos vivenciando. 

 

Entendendo as mudanças

O objetivo dos grandes gestores é atingir o sucesso e excelência nos negócios. Isso é fato. 

Contudo, muitos se perdem em meio a essa longa jornada devido ao rápido avanço tecnológico que transforma e muito toda a dinâmica do ambiente de trabalho.

É aí que entra a importância da educação, tecnologia e investimento em pessoas.

Uma liderança certeira não deve se basear em “mandar”. Um bom líder é aquele que encoraja, motiva e ouve sua equipe. 

Para que uma equipe de trabalho tenha produtividade e engajamento, é necessário que todos tenham conhecimento dos problemas e possíveis crises que permeiam uma empresa.

Assim fica muito mais fácil saber lidar com essas situações que até certo ponto são normais dentro de uma empresa. Uma crise pode ser resolvida mais facilmente com várias pessoas pensando em conjunto.

Diversidade é um dos segredos para uma boa equipe

A diversidade de uma equipe também faz parte do sucesso. Uma equipe com diferentes raças, gêneros e idades enriquece o trabalho, no qual cada um oferece seu conhecimento e experiências para agregar novas ideias.

A dica bônus para você que está querendo ser um excelente gestor é: Saiba escutar. Tenha pessoas ao seu redor que discordem de você. Não importa o cargo que você exerça. 

Vamos falar agora em educação. Essa é uma das mais poderosas chaves para formar líderes e empresas de sucesso. 

A capacitação e investimento na educação são fortes protagonistas de uma ótima carreira! Investir no conhecimento capacitará melhor os funcionários e consequentemente, sua empresa só ganhará com isso.

 

Inovação e tecnologia: o combo para trilhar o caminho do sucesso

O futuro está aí e os novos trabalhadores são cada vez mais multitarefas e antenados em tecnologia. Esse novo “modelo” de profissional já está bem acostumado com as inovações e pode agregar muito numa empresa. 

Mas e os funcionários vindos da época analógica?

Está aí um ponto para você refletir: sua empresa investe em inovação e tecnologia, por menor que ela seja? E mais: ela investe em capacitar profissionais para o ambiente online?

Em uma palestra no evento VTEX deste ano, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama explicou:

Nós temos que pensar na tecnologia sem deixar as pessoas de lado e a qualidade de vida também. Temos que balancear essa equação. […] Não adianta ter os melhores apps com as melhores inteligências artificiais, se as pessoas não tiverem um ar de boa qualidade para respirar, por exemplo”.

A tecnologia presente hoje é uma poderosa “arma do bem” para que uma empresa seja bem reconhecida e ofereça o melhor serviço/produto para os seus clientes. No entanto, cuidado! Utilize ela ao seu favor e não ao contrário!

“As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos”.

Criatividade é um estímulo que deve ser incentivado dentro de uma empresa. Um profissional criativo tem uma visão mais ampla sobre os assuntos e pode ajudar de forma bem positiva.

Com essas três “chaves do sucesso” você consegue melhorar os aspectos que precisa para que sua empresa alavanque e tenha bons resultados. 

Lembre-se: educação, inovação e tecnologia devem caminhar lado a lado! Se você exigir inovação do seu funcionário, mas não der o devido suporte a ele, não o culpe! Uma empresa funciona como um time. Ninguém ganha sozinho. 

Em tempos de desafios e mudanças constantes, vence quem não fecha os olhos para oportunidades.

E você, está aberto a transformações? Seja o profissional do futuro!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.