Descomplicando o Instagram para sua empresa

Descomplicando o Instagram para sua empresa

O Instagram é a rede social com maior ascendência no meio digital e já conta com mais 50 milhões de contas ativas só no Brasil. Milhões de usuários navegam na mídia e interagem com seus seguidores, curtindo ou comentando suas publicações.

A chave do sucesso da mídia mais queridinha do momento se dá graças ao seu conteúdo visual, que abriga fotos e vídeos, que de acordo com alguns estudos são entendidos 60 mil vezes mais rápido pelo cérebro humano em comparação aos textos.

Sabemos que uma linguagem descontraída, interativa e criativa fazem a diferença nas mídias digitais. Por isso mesmo as marcas e empresas estão migrando cada vez mais para a mídia a fim de que sejam mais reconhecidas, melhorem sua imagem com o público e ainda promovam vendas.

Não é a toa que 80% dos usuários seguem algum perfil de empresa. Eles querem cada vez mais ver sua marca no seu feed e ver o que você posta de interessante. Viu só? O Instagram é realmente é uma ÓTIMA opção para você que quer ampliar seus negócios e sua comunicação com os clientes.

E COMO A MINHA EMPRESA PODE UTILIZAR AS FERRAMENTAS?

1- antes de tudo crie uma conta com um nome de usuário que as pessoas consigam te achar. Pode ser o nome da empresa ou algo que a represente, mas precisa ser um nome que os usuários possam associar sua marca ao perfil da sua empresa no Instagram;

IMPORTANTE: não compre seguidores, eles serão só enfeites e números! Seja original e conquiste-os de verdade. Você notará a diferença.

2- Escolha uma boa foto de perfil, capriche na biografia e não esqueça de inserir o link do seu site/blog e contato;

3- Comece seus posts. Lembre-se da qualidade das imagens e vídeos e pense em uma identidade visual (um feed muito desorganizado e colorido demais pode não ser muito interessante ou atraente. Aposte na paleta de cores que sua equipe definiu);

DICA: a primeira postagem pode ser apresentando quem você é e em qual ramo atua. Vale lembrar que além das fotos é possível postar vídeos curtos de 1 minuto no feed;

4- Use e abuse das ferramentas disponíveis:

DIRECT MESSAGES:

Aproxima você dos seus clientes, estabelecendo contato entre ambos. Além da mensagem escrita, é possível enviar fotos e vídeos, o que torna a conversa muito mais interativa e descontraída. No direct você consegue enviar mensagem para uma pessoa ou um grupo. Mas fique atento: nas mensagens em grupo todos poderão ver para que você enviou a mensagem!

STORIES:

Queridinho do usuários, o stories possibilita compartilhar seus momentos com fotos ou vídeos que podem conter texto, enquetes, GIFs, emojis, perguntas, entre outros. Os vídeos podem ser gravados de trás para frente, ao vivo ou em formato boomerang, típico da linguagem do Instagram. Nessa ferramenta as histórias ficavam disponíveis ao outros usuários por 24 horas.

Segundo o próprio Instagram, esta funcionalidade permite que você compartilhe todos os momentos do seu dia e não somente os que você quer manter no seu perfil”. Na medida em que você compartilha diferentes fotos e vídeos, eles aparecem juntos, como uma sequência, um filme da sua história“.

No entanto, já está disponível para quem quer fixar essa história no seu feed a possibilidade de adicioná-la aos destaques. Isso auxilia muito as empresas, que podem inserir mais conteúdo na sua conta.

Resumindo: o stories é uma grande aposta para você engajar seu público, ainda mais levando em consideração que MUITA gente acessa todos os dias essa ferramenta e que ela traz proximidade com quem está assistindo.

IGTV:

Relativamente novo, o IGTV é um aplicativo separado do Instagram, mas que pode ser acessado pelo mesmo. Ele permite a postagem de vídeos com duração de até 1 hora sem cortes.

Sim, a ferramenta é uma aposta promissora e pode entrar na disputa com o YouTube e até mesmo com a TV. O único ponto negativo é que a ferramenta só aceita vídeos na vertical. Se você publicar um vídeo na horizontal ela fará o recorte para você, mas a imagem perde muita qualidade 🙁

#HASHTAGS:

Você sabe para que serve aquele famoso jogo da velha (#), também conhecido como cerquilha que tem no seu teclado e vemos muito nas redes sociais ultimamente? Pois ela tem um nome especial para esse meio: Hashtag, e é mais utilizada no ambiente digital do que você imagina.

A Hashtag não é nada mais do que uma palavra-chave que os usuários digitais utilizam para identificar o tema do conteúdo que eles escreveram ou comentaram nas redes sociais. Ela começou a ser utilizada primeiramente pelo Twitter, mas a popularidade foi tão grande que se espalhou para as demais mídias sociais e viralizou.

A partir daí ela tomou um novo sentido: permitir filtrar conteúdos, o que facilita uma busca mais certeira do que o usuário procura, pois já sabemos que a internet abriga milhões de informações, não é mesmo?

O que muita gente ainda não sabe é que a hashtag cria um hiperlink, que clicando em cima direciona o usuário para todas as postagens relacionadas ao tema. Isso facilita muito na hora de procurar algum assunto em específico. Além disso, as hashtags abrigam ações relacionadas a todos os usuários que utilizaram a mesma hashtag que você e em qual publicação eles utilizaram.

Elas estão sendo usadas para falar dos mais diversos assuntos. Nos seus negócios não é diferente, você pode utilizar as hashtags para trazer seu público para o seu conteúdo.

Mostramos para você todas as etapas e ferramentas disponíveis para que você já possa colocá-las em prática. Para isso, elaboramos um RESUMO em um infográfico (na foto lá de cima) de todo o conteúdo para o seu negócio arrasar!

Gostou das dicas?

Nós da Planos Digital usamos e abusamos de todos esses recursos e podemos te ajudar  também! Vem tomar um café com a gente, que descomplicamos tudo isso para você!

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