Descomplicando o LinkedIn

Descomplicando o LinkedIn

Estar ativo no LinkedIn é mais importante do que você imagina. Essa é a maior rede social corporativa do mundo e conta atualmente com 25 milhões de usuários ativos no Brasil, o equivalente a 317 Maracanãs lotados!

A proposta inicial em 2002 envolvia a realização de anúncios de vagas e aumento da rede de contatos profissionais para os usuários. No entanto, depois da sua popularidade, além de continuar com a proposta anterior, a plataforma se voltou ao relacionamento profissional B2B e B2C após muitas empresas se inserirem no meio.

Para se ter uma ideia do tamanho de sua popularidade, os usuários do LinkedIn compartilham em média 12 mil posts semanalmente com suas conexões, segundo dados levantados pela revista Exame. Na plataforma também é possível fazer uso de palavras-chave, que facilitam a procura de determinados temas. De acordo com levantamentos, as mais utilizadas do momento são: criativo, estratégico, liderança e responsável.

Muitos usuários também usam a ferramenta em busca de empregos. Muitas empresas que já estão inseridas no LinkedIn utilizam a ferramenta para visualizar os perfis de possíveis candidatos à recrutamento.

Uma plataforma completa tanto para usuários, quanto para as empresas, não é mesmo?

MAS O QUE É B2B E B2C?

São termos muito utilizados no mundo dos negócios empresariais e descrevem as características específicas do seu público-alvo.

B2B: significa “business to business” ou “empresa para empresa”, em português.  Nessa relação o público-alvo de uma empresa específica são outras empresas e não o consumidor final. Ou seja, esses empreendimentos não possuem contato com os clientes finais e sim, com outras empresas, como no caso de companhias no ramo de fabricação de maquinário industrial. Ela não venderá seus produtos para clientes externos. Se o seu negócio opta por essa comunicação é fundamental ter uma conta no LinkedIn, para abrir e fortalecer seu relacionamento.

B2C: “business to consumer” ou “empresa para consumidor”. O público-alvo de uma empresa nessa relação é o consumidor final. Como exemplo podemos citar uma empresa de supermercado ou fabricante de carros, em que toda sua estratégia de marketing e mercado será voltada aos consumidor final.

Os consumidores esperam cada vez mais ver empresas inseridas nas mídias sociais. De acordo com pesquisas, 78% dos usuários do LinkedIn esperam que mais empresas se estabeleçam na plataforma e 43% deles consideram a plataforma como uma fonte confiável de informações corporativas quando estão pensando em fazer uma compra.  

Justamente por esse motivo é necessário que as empresas tenham perfis e sejam ativas nessa rede, melhorando sua identidade de marca, interagindo e aumentando sua rede de contatos.

FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO LINKEDIN

Um diferencial dessa rede corporativa são os grupos de discussão disponíveis. Eles englobam profissionais do mesmo ramo ou que têm interesses parecidos para que possam compartilhar experiências ou pedir opiniões através desses grupos. Essa ferramenta tem papel fundamental para construir sua rede de conexões!

Além de poder participar de grupos já existentes, você pode criar o seu grupo para falar sobre algo em específico que ninguém ainda falou. Os conteúdos que você compartilhar nos grupos pode promover seus serviços de forma orgânica e estabelecer sua marca no mercado.

Outra possibilidade é de criar enquetes, que pode servir como uma rápida e breve pesquisa de mercado do seu público.

LINKEDIN ANSWERS

Parecido com o Yahoo! Respostas, o LinkedIn Answers é outro recurso disponível na plataforma. Assim como no Yahoo! Respostas, os usuários conseguem fazer perguntas relacionadas a negócios a outras pessoas conectadas. O LinkedIn disponibiliza uma classificação para o usuário que mais responde às dúvidas de outros usuários. Ele fica reconhecido como “especialista” no assunto.

DICAS PARA TER UM ÓTIMO PERFIL NO LINKEDIN

Realmente não dá para ficar de fora dessa mídia digital! Para isso acontecer de forma correta, separamos algumas dicas que você pode seguir para não errar na hora de divulgar conteúdos e interagir com outros usuários:

1- Fique ligado nas tendências do seu setor

O LinkedIn disponibiliza uma curadoria que levanta dados  dos conteúdos mais visualizados e relevantes diariamente. Você pode utilizar essa lista para criar conteúdos semelhantes e obter melhores resultados.

2- Crie conteúdos de valor

Mais uma vez falamos sobre o valor de um conteúdo. Só publicar não adianta! Elabore conteúdos criativos e interessantes, que farão a diferença para o seu público. Sua Persona  procura assuntos específicos.

3- Acompanhe suas métricas e relatórios semanais

É muito importante ficar sempre atento aos seus resultados, pois assim é possível verificar quem é seu público, com o que eles mais interagem, verificar quais postagens que foram certeiras e quais não obtiveram sucesso.

O LinkedIn oferece relatórios e métricas diários sobre quem visitou seu perfil e por qual hashtag eles chegaram até você. Ah! Vale lembrar que as hashtags devem ser super utilizadas nessa plataforma também!

DICA: Temos uma matéria aqui no blog que explica direitinho o que é uma hashtag e como utilizá-la!

4- Seja persuasivo

Não encha os olhos do leitor com o famoso “textão”. Intertítulos e imagens intercalando com o texto ficam mais agradáveis aos olhos do leitor e deixa o texto mais leve e fácil de ler.

5- Utilize vídeos

Apostar em vídeos para chamar a atenção do público também vale! A plataforma conta com a opção de carregamento de vídeos no status. Sendo assim, você pode compartilhar ou até mesmo criar seu próprio vídeo. Os clientes adoram conhecer mais sobre sua empresa.

6- Networking

Um bom relacionamento é praxe para quem quer evoluir no mundo digital. Lembre-se sempre de interagir com seu público, respondendo às suas mensagens e comentários. Isso cria valor para sua empresa e seu cliente pode gostar tanto dessa relação, que acaba divulgando sua marca no famoso “boca a boca”. Numa roda de conversa ele pode comentar da sua empresa e indicar seus produtos ou serviços (ou ao contrário!). Por isso tenha um ótimo networking.

Entendeu a importância do LinkedIn? Se bem utilizadas, as ferramentas disponíveis geram excelentes resultados para os seus negócios. Nós podemos descomplicar para você e te ajudar a se inserir nas mídias digitais!

Vem pra Planos! 🙂

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