O QUE É PERSONA?

O QUE É PERSONA?

OI! Eu sou a Felícia, persona da Planos Digital e vou te ajudar a entender o que eu sou e qual a minha importância no ambiente digital.

Bom, sabemos que o marketing digital é cheio de oportunidades e estratégias para sua empresa alcançar os melhores resultados. No entanto, entendemos também que cada negócio tem um público bem específico e estratégias generalizadas costumam não dar muito certo. Por isso é fundamental que toda empresa antes de pensar em estratégias, tenha em mente uma PERSONA que melhor defina seu público.

Definir uma persona é muito importante, pois além de segmentar mais a fundo seu público-alvo, você identifica melhor quais os conteúdos que irá produzir, economizando o tempo de elaborar conteúdos ou criar estratégias que não seriam efetivas para o seu público.

MAS AFINAL, O QUE É PERSONA?

É um perfil ficcional criado para representar o seu cliente ideal. Essa estratégia vai ajudar sua empresa a entender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa ou quer de você. A persona é mais humanizada e próxima do seu cliente ideal.

Ela se baseia em dados e características dos seus clientes reais, como histórias, motivações, objetivos, desafios ou preocupações.

Importante: a persona não pode ser criada baseada em suposições ou achismos. É preciso uma pesquisa prévia para para coletar os dados dos clientes. Para isso é recomendável elaborar uma pesquisa com perguntas específicas para eles.

Os dados coletados serão fundamentais para se obter bons resultados. Portanto, é preciso pensar bem quais questionamentos serão eficientes. Você pode utilizar os seguintes:

  • Nome
  • Idade
  • Escolaridade
  • Cargo
  • Hobbies
  • Estilo de vida
  • Em que meio busca informação
  • Quais redes utiliza
  • Critérios de decisão na hora de uma compra

PERSONA É A MESMA COISA QUE PÚBLICO-ALVO?

NÃO! O público-alvo costuma ser mais abrangente e corresponde a uma grande parcela de clientes. Já a persona é a criação do seu cliente ideal de forma mais humanizada e personalizada.

EXEMPLOS:

Vamos supor que você tenha uma Agência de Marketing Digital e pretende definir qual seria seu cliente ideal. Dividiremos em público-alvo e persona.

PÚBLICO-ALVO: empresários, de 25 a 50 anos, com renda média mensal de R$ 5.000 a 15.000. Pretendem aumentar seu engajamento e identidade de marca no ambiente online.

PERSONA: Jonas, 28 anos é graduado em Tecnologia da Informação (TI) e empresário de uma startup de jogos digitais. É solteiro e mora sozinho, acabou de criar sua startup, na qual dedica muito tempo de trabalho. Ele quer muito melhorar sua identidade de marca na internet e criar perfis nas redes sociais, mas como está sozinho na empresa, não sabe por onde começar e que ferramentas utilizar.

Notou que o público-alvo é bem mais abrangente e fica difícil definir exatamente quem é o seu cliente ideal? Já na persona temos dados relevantes, como nome, idade e objetivos. Ela descreve com mais detalhes seu cliente ideal.

COMO FUNCIONA?

Primeiramente para criar uma persona é preciso definir algumas questões-chave, como:

  • Quem é seu potencial cliente;
  • Qual assunto o interessa;
  • Quais as atividades que ele realiza;
  • Por onde e que tipo de informação ele consome;
  • Qual seu nível de instrução
  • Quais suas conquistas e desafios.

QUAIS AS MELHORES PERGUNTAS?

Não basta fazer perguntas aleatórias, é preciso fazer as perguntas certas e relevantes que contribuirão para sua pesquisa. Listamos alguns exemplos:

  • Que cargo você ocupa em sua empresa?
  • Quais suas atividades?
  • Qual sua rotina?

QUAIS OS ERROS QUE PRECISO EVITAR?

Muitas pessoas acreditam que criar inúmeras personas facilitaram o processo. Mas CUIDADO, não é bem assim! Uma já está ótimo e 2 a 3 personas é aceitável. Não passe disso! Outro aspecto provável de dar erro é focar em personas que não compram. Muitas vezes a persona é espetacular no papel, mas ela não compraria seus produtos ou serviço.

O maior erro está em se basear em suas opiniões pessoais. Não crie uma persona sozinho. Pesquise, analise e entreviste. Só assim sua persona será ideal!

FERRAMENTAS:

Já existem ferramentas na internet que disponibilizam serviços para criar personas:

  • ROCK CONTENT: https://goo.gl/SkF5Yq
  • CRIE SUA PERSONA: http://www.criesuapersona.com.br/

Realmente, criar uma persona pode demandar tempo e dedicação. Mas não se preocupe, nossa equipe está preparada para te ajudar a criar sua PERSONA ideal! Vem tomar um café com a gente que nós descomplicamos para você 🙂

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