Você está preparado para a Black Friday?

Você está preparado para a Black Friday?

O dia mais aguardado para quem ama fazer compras já está marcado: dia 23 de novembro! Muitos consumidores esperam algum tempo para que essa seja a chance de comprar produtos e serviços com preços especiais. Em teoria, como a promoção dura apenas 24h, o momento de planejar todas as ações é agora!

A Black Friday tem um diferencial relacionado ao marketing, que gira todo em torno da antecipação, da expectativa da data. Por isso vamos te dar todas as dicas para que nesse ano você possa alcançar um número elevado em vendas. Contudo, é importante ressaltar que a transparência com o cliente é muito importante.

No Brasil, por exemplo, a Black Friday ficou conhecida como Black Fraude, justamente por algumas empresas elevarem o preço de produtos algumas semanas antes da data e no dia anunciarem um desconto que na verdade não existia. A famosa metade do dobro. Isso abre uma brecha para manchar a reputação da sua empresa e uma empresa com baixa reputação na internet não conquista novos clientes e acaba perdendo os já conquistados.

1) ESCOLHENDO OS PRODUTOS QUE ENTRARÃO EM PROMOÇÃO

Escolha produtos parados no estoque: Produto parado é dinheiro parado. Mesmo que você perca margem de contribuição, pense que não precisará mais pagar a estocagem ou depreciação dele;
Produtos que tem bastante margem para descontos: A ideia é abrir mão de um percentual da MC para poder vender mais, ganhando na quantidade. Você até pode conversar com seus fornecedores e negociar um preço de compra melhor argumentando que ambos irão vender mais;
Produtos chamariz: itens que irão gerar tráfego para seu site ou loja. Aquele produto mais vendido ou desejado por muitos consumidores tem o poder de abrir caminho para mais compras;

  • EU TRABALHO COM SERVIÇOS, COMO POSSO OFERECER DESCONTOS?

Você pode oferecer um percentual de desconto dentro de um dos seus serviços mais procurados. Também pode oferecer um desconto maior em pacotes, ou compre um e leve dois. Vá além dos benefícios, agregue valor ao seu serviço, não destacando apenas o preço menor, mas o quanto é excelente o serviço que o consumidor irá receber;

2) TRAÇANDO UM PLANO DE DIVULGAÇÃO ORGANIZADO

Você precisa entender que muitas empresas vão aproveitar o BlackFriday para anunciar e vender mais. Por que o consumidor irá escolher sua empresa em relação aos seus concorrentes? No seu planejamento, as imagens, vídeos, conteúdos, textos e anúncios devem esbanjar criatividade e beleza para que desperte a atração e o desejo de consumo. Além disso, seu site e sua loja devem estar responsivos para que o usuário não saia da sua página porque ela está demorando para carregar. Todas as ações no mundo online devem pensar primeiro no mobile e depois no desktop, pois os smartphones já ganharam como principal fonte de acesso à internet;

3) A REPUTAÇÃO ONLINE DA SUA EMPRESA CONTA MUITO!

Antes de estruturar sua campanha, revise a reputação da sua empresa em sites como o ReclameAqui, verifique se tem alguma situação não resolvida, alguma negativa e tente reverter. Veja com quantas estrelas está avaliada sua empresa no Google. O consumidor está muito atento e pesquisa sobre os produtos e serviços que deseja adquirir;

4) ESTRUTURE A CAMPANHA

  • CRONOGRAMA E CHECKLIST:

Para não esquecer nenhum detalhe, faça um cronograma com checklists de quais ações irá realizar em cada data. Planejamento é muito importante e pode antecipar qualquer correria em cima da hora. Muitos consumidores irão comprar com você pela primeira vez, então é muito importante que você promova uma ótima experiência para garantir que eles continuem comprando de você;

  • SITE E LOJA ONLINE:

Com seu site ou loja funcionando de forma responsiva, crie uma Landing Page especial para a data com todos os produtos ou serviços em promoção. Também coloque um pop-up de saída para gerar leads e ofereça mais desconto se a pessoa ficar no seu site;

  • FACEBOOK E INSTAGRAM:

Mude a capa da sua fanpage, crie um evento e comece a gerar expectativa em seus clientes. Se você for trabalhar com vendas apenas no dia da ação, duas a três semanas antes, comece a impulsionar suas ofertas (e o seu evento) no Facebook e no Instagram;

5) ANTECIPE VENDAS:

Antecipe vendas enviando e-mails marketing para seus consumidores com preços especiais. Assim você já garante algumas vendas e cria relacionamento com seus clientes já fidelizados. Isso também pode funcionar como uma campanha pré-vendas para público aberto, com início no começo de novembro;

  • RETARGETING CONVERTE VENDAS!

Faça anúncios de retargeting. Dessa forma, o seu potencial cliente poderá ser seguido por aquele produto ou serviço onde ele estiver. A chance de reverter em compra é muito alta com o remarketing. O usuário fica olhando aquele produto que visitou.

Caso você seja uma pequena ou média empresa, não indicamos que você anuncie no adwords. Todos estarão fazendo a mesma coisa e os gigantes do setor de consumo acabam dominando essa mídia. Aposte em outras estratégias que com certeza farão diferença;

MAS EU NÃO TENHO LOJA ONLINE, COMO FAÇO PARA VENDER MAIS?

Muitas estratégias acima podem ser readequadas para uma loja física ou no caso de serviços. A única diferença é que temos que mudar a conversão do lead. Ao invés dele comprar o produto na sua loja virtual, você pode colocar um botão de conversão para o whatsapp. Assim o cliente pode conversar com você direto e finalizar a venda.
Outra dica muito importante nesse caso é o evento do Facebook já colocado acima. No evento, você coloca o seu endereço físico e todas as informações sobre sua loja. Impulsionar esse evento para as proximidades podem aumentar ainda mais suas vendas.
Outra dica é o checkin. Faça uma promoção maior: quem fizer checkin na sua fanpage no dia, ou na semana, da BlackFriday, ganha mais um percentual de desconto, ou um brinde.

6) NO DIA DA BLACK FRIDAY: USE E ABUSE DO STORIES NO INSTAGRAM. ESSA FERRAMENTA TEM MUITO PODER E PODE CONVERTER LEADS EM VENDAS NA ÚLTIMA HORA.

Ainda não sabe bem o que vai fazer?
Venha tomar um café com a gente e a gente descomplica pra você!

 

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